ARTlantica-Expose

Candidatura do projecto

ARTlantica- Centro do Ambiente/Algarve

Número do projecto: 2020-2025



Candidatura do projecto


1) Nome da instituição: Architekturgalerie Phönix 2020
Pessoa de contacto: Dipl. Ing. Jürgen Schmidt
Christstraße 32 A, 14059 Berli
n
Telefone: 030 60401600
E-mail/site: http://galeriephoenix.blogspot.com

2) Domínio de actividade/ indústria
Planeamento ambiental, arquitectura, planeamento urbano e regional. Turismo, PME/construção de madeira, desenvolvimento rural, silvicultura

3) Tipo de estabelecimento 

"ARTlantica- Umweltzentrum iG" - activa no domínio da protecção ambiental e das alterações climáticas

4) Período de realização. 2020-2025




Situação inicial

Descrição da situação real e do problema real
A aldeia de formação de jovens prevista é uma zona de povoamento ecológico e auto-suficiente em termos energéticos, em resposta ao número crescente de incêndios florestais, ao esgotamento das zonas rurais e às alterações climáticas e suas consequências para Portugal.


A área florestal de 2,5 ha prevista para o projecto de investigação e desenvolvimento serve de protótipo e de projecto de formação para a reflorestação de florestas mistas como protecção preventiva contra incêndios. Este pinhal relativamente pequeno não é, de longe, suficiente para a arborização de uma paisagem em grande escala.


Os incêndios florestais, que ocorrem uma e outra vez todos os anos, representam um grande perigo para a população muitas vezes indefesa do sul de Portugal.

Sendo o turismo uma das principais fontes de rendimento, estes incêndios têm também graves consequências económicas negativas para as zonas e regiões afectadas.


Os corpos de bombeiros são sobrecarregados em termos técnicos e de pessoal no caso de incêndios de maior dimensão. Em 2014, cerca de 70% das árvores de eucalipto da área em redor de Monchique/Algarve arderam como uma monocultura da indústria europeia de pasta de papel. Pessoas, animais, casas e meios de subsistência foram destruídos.



projecto Youth Workshop Village no Barlavento Algarvio em Portugal é simultaneamente um centro ambiental para a região vizinha e parte de um projecto mais vasto de povoamento ecológico, gerido como uma cooperativa.

A Oficina da Juventude e o Resort de Formação funciona como um centro de informação ambiental e, ao mesmo tempo, como um seminário e centro de formação para futuros guardas-florestais, conservadores da paisagem e futuros silvicultores.


Os jovens a formar têm a oportunidade, na aldeia-oficina, de serem formados por instrutores competentes em determinadas competências, como o artesanato, a silvicultura, a protecção ambiental e o comportamento social, ou de aí iniciarem uma aprendizagem.


Durante a sua formação, os formandos podem trabalhar e viver na aldeia em grande parte autónomos ou, se necessário, sob supervisão pedagógica.


Objectivos do projecto

- Projecto de investigação e desenvolvimento para a reflorestação em larga escala de florestas mistas como protecção preventiva contra incêndios para as aldeias afectadas no sul de Portugal.

- Criação de um centro ambiental regional de educação e formação em matéria de protecção ambiental, com a participação de agentes regionais das empresas e da política.

- Oferecer cursos de formação profissional com participação internacional de escolas profissionais, bem como de associações e organizações de assistência aos jovens do "Ano Ecológico do Voluntariado".
-•


Delimitações


O projecto é dirigido principalmente a jovens portugueses que não têm oportunidades no mercado de trabalho e de aprendizagem e que estão a ser introduzidos na formação de aprendizes com qualificação na aldeia-oficina.
Para o efeito, estão disponíveis fundos do FSE.


Marcos
2020 Abril - Agosto
- Contrapartidas de base (80.000 euros por investidores privados, financiadores, patrocinadores), bem como financiamento de crédito, cooperativas e fundações)

- Gestão de projectos, fundação de cooperativas

- Envolvimento dos agentes locais da ciência, investigação, economia e política no local (Quercus, autoridade ambiental ICNF)

- Elaboração de um plano de negócios bancário, incluindo o cálculo da rentabilidade
- Criação de um plano de desenvolvimento digital
- Integração de parceiros: Faculdade de Arquitectura da Universidade de Faro/Algarve para plano de desenvolvimento)
2020 Setembro - Dezembro
- Construção do primeiro bungalow de recepção em madeira e argila, com a participação de associações de escuteiros locais, clubes de protecção ambiental e associações.
2021-2025
- Construção dos restantes edifícios e inauguração em 31.12.2025


Datas. Programas de financiamento da UE: ERASMUS, EFRE, ESF


Custos

1.Aquisição de terrenos de 2,5 ha 85.000 euros
2. Construção 5 eco-bungalows 150.000 euros
3. Construção do edifício do centro 115.000 euros
4. Desenvolvimento (construção de estradas, água, electricidade) 60.000 euros
5. Marketing, gestão de projectos 15.000 euros
6. Conselhos financeiros da UE 5.000 euros
7. Custos de pré-produção do projecto (viagens, centro do projecto) 20.000 euros
8. Outros (corretores, autoridades, autorizações) 10.000 euros
9. Custos de pessoal na fase inicial para o Conselho de Administração 60


http://catchup-unternehmungsberatung.blogspot.com

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Copyright 2020- Dipl.-Ing. Jürgen Schmidt- Christstraße 32 A, 14059 Berlin – Tel. +49 30 60401600


Kommentare

Beliebte Posts aus diesem Blog

ARTlantica- Künstlerdorf - Wohnen im globalen Dorf

ARTlantica- Umweltzentrum/Portugal

JUGENDFÖRDERUNG. Aufforstung in Portugal